sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Valor da Amizade



Hoje destinei-me a lembrar dos meus tempos de adolescente, das minhas antigas amigas, das nossas gargalhadas, das situações inusitadas que vivemos. Parece que mesmo tão distantes se fizeram tão próximas. Pensar nos tempos de escola, pensar na volta das aulas, nos anjos trocados, nas confidências secretas e principalmente nos momentos de desabafo que junto a elas se tornaram intensos. Inventamos certa vez um Clube do anjinho. Meus coração sente uma saudade enorme quando me lembro que os anjinhos ora trocados vinham acompanhados de cartõezinhos com mensagens tão sinceras! Minha tão querida Ana Paula, foi aquela que iniciara esta ideia. Todas as semanas trocávamos aquelas doçuras. Assim fomos juntas até o final do ensino Médio. Um trio imbatível, tanto em notas quanto em amizade.  Aquela nossa amizade trazia uma segurança e nos fortalecia a cada dia. Eram voltas e voltas da escola, eram risos e sorrisos que deixaram marcas tão profundas que jamais poderão ser esquecidas. O tempo passou. Cada uma tomou as rédeas de sua vida e levou-a adiante; assim como as lembranças. Nós mudamos. O tempo afinal, é o maior transmutador de pensamentos e de vidas. Nos formamos. Cada uma com sua profissão, sua família e com a certeza de o futuro é mágico, intenso e promissor. Promissor de grandes alegrias, de enorme saudade e principalmente de doces lembranças. Me pergunto hoje: Se tivéssemos ficado mais próximas, seria diferente? Não tenho esta resposta. Mas certa vez, alguém me disse que a saudade só existe quando existem também sentimentos verdadeiros. Tão verdadeiros como uma amizade em que o tempo se faz distância e dignifica as dores e as sensações de uma vida outrora vivida. Intensa!  Se perguntarem-me hoje, qual seria o valor da amizade, não hesitaria em responder. O valor da amizade está na lembrança dos grandes momentos e na saudade que se sente de um tempo passado, porém, jamais esquecido. Jamais esquecido porque as dores, as alegrias e as tristezas foram tão bem compartilhadas que transformou a amizade em uma base sólida que nos faz ter o prazer de dizer: Eu tive amigas. Ou será: eu tenho amigas. Esse pensar me trás sim o valor concreto e ao mesmo tempo abstrato do mais sublime sintagma titulado AMIZADE.

Um comentário:

  1. Essa história do Clube do Anjinho fazia surgir a cada momento feliz e novo elo fortificado entre nós (Vanusa, Alessandra Beatriz e eu) um novo anjinho. Tenho todos até hoje!!! A todo ano eles zelam pela minha árvore de Natal e pelas amizad...es que representam. Alê temos tantas coisas boas para lembrar, mas o Clube do Anjinho vai estar eternamente comigo, como uma lembrança de carinho, amizade e a mais pura cumplicidade.

    ResponderExcluir