quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os limites entre o público e o Privado

Utilizando a disciplina de Redação bem como os conhecimentos empreendidos pelos meus alunos do 3º Ano do Ensino Médio e do 9º Ano do ensino Fundamental, pude perceber quão gratificante se torna a cada dia conhecer um pouco mais da opinião destes que são a razão do trabalho de um professor. Melhor dizendo:  quão gratificante se torna a cada dia conhecer um pouco mais da opinião destes que são a razão do meu trabalho! Postarei algumas destas opiniões sobre o Tema abordado no Enem 2011: Os limites entre o público e o privado. 
                                  Sim.... é de encher os olhos!!!!! Beijos à todos!!!!






Texto produzido pelo Aluno Davi Sena do 9º 09 - vespertino - Escola Estadual Madre Maria Blandina

Mídias Sociais

Atualmente a internet tem sido o meio de informação mais utilizado pela classe média, que está a cada dia abandonando a Televisão. Mas por quê? Na minha opinião, ao usarmos a televisão, somos obrigados a ver o que está passando; seja música, novela, filmes ou outras coisas. Com o computador temos a liberdade mais viva de escolha. Facebook, Twitter e orkut são redes sociais muito parecidas... Então, porque a maioria das pessoas tem deixado o orkut e migrado para o face? Eu acho que é pelo simples motivo de um amigo seu ou parente tê-lo descoberto ou ter dito: "Entre! É legal!" Então, vive-se uma espécie de corrente interminável que só se findará com a descoberta de uma outra rede; assim que esta for descoberta... e as pessoas migrarão novamente! É uma simples gestão de moda.  Todos entram! Eu entro!Se formos analisar, o que as pessoas colocam no Face? Fotos, frases, humor, videos... São coisas que não são realmente necessárias  como por exemplo: pra que tirar fotos, construir frases, textos? Para postar no Facebook? Eu, particularmente fiz um texto falando sobre o Zodíaco e costumes que nós questionamos. Muitas pessoas gostaram, então, faço textos só pelo Face. Cada um tem seu motivo. É moda. Quando me pego ligando o computador eu me pergunto "porque faço isso?"; "podia ler, praticar desenho, violão... algo construtivo", mas depois de alguns minutos, entro no facebook e não faço nada ou posto uma frase, um texto ou uma imagem e vejo a situação de outros que também não tem nada pra fazer na rede social. É um modo que vai passar quando criarem outra rede social... E particularmente me acho ridículo por não fazer nada no computador diante de tanta informação disponível. Mas... É divertido! E viciante!

**********************************************************************************


Trecho do texto produzido pelo aluno Marcelo G. C. Alves do 9º 09 - vespertino - Escola Estadual Madre Maria Blandina

"Internet para Internautas?!

Eu particularmente acho que pelo fato de a internet ser um bem partilhado por milhões de pessoas, deveria haver mais espaço em escolas, televisão e rádio para conscientizar as pessoas sobre o uso indevido desse importante meio de comunicação. Em determinados pontos de vista, o vicio da internet  pode ser comparado ao uso de drogas, que obriga os viciados a largarem suas vidas, necessidades e afazeres para sustentá-lo.
Atualmente, na maioria das escolas públicas no Brasil ministram palestras alertando os adolescentes contra drogas(Proerd), DST's e Bullying, focando, de uma forma até mesmo cansativa , esses assuntos, que bem ou ma; conseguiram diminuir vorazmente esses problemas que atingem a faixa etária dos jovens.
É claro que é errado radicalizar, pois muitas pessoas fazem uso adequado da internet como localizar parentes separados que se reencontram depois de 20 anos; por exemplo. "

**********************************************************************************

Texto produzido pela aluna Raquel Rodrigues dos Santos - 3º 18 E. M.  - Matutino - Escola Estadual Madre Maria Blandina

Até onde a sua privacidade vai?

As redes sociais tem tomado o tempo das pessoas no mundo atual seja em casa, no trabalho, na rua e pessoas de qualquer parte do planeta podem se conectar a qualquer hora. Mas é preciso ter certas restrições a respeito disso. É preciso estar atento ao que "postamos"nos sites, pois isto pode beneficiar-nos ou denegrir nossa imagem. Em certas ocasiões,, nos sentimos desconhecidos pelas pessoas que estão à nossa volta. É como se ninguém nos conhecesse . Com os sites de relacionamento como Orkut, pessoas nos conhecem sem ao menos nunca ter-nos visto. Somos as vezes tão conhecidos nesse lugar que fica difícil e talvez "deprimente" quando você sai de casa e vê que  "aquilo" não passava de uma tela de computador. Certas pessoas gostam de saber da vida alheia e às vezes, sabem mais da vida do seu próximo do que de si mesmos. Nas redes sociais é assim também. Você pode ficar sabendo de tudo o que se passa na vida de alguém , o que ela está fazendo no momento, o que irá fazer sem que a pessoa saiba que você está invadindo o espaço dela. Não só no Brasil, mas em qualquer lugar em que queiramos passear, o problema é quase sempre a questão do dinheiro. Não é facil você programar um passeio em família  para rever seus parentes em  outro estado ou até mesmo em outro país. Com a internet, podemos nos comunicar com pessoas a longa distância sem sair do lugar, falar de assuntos mais diversos instantaneamente ou até olhando para ela em tempo real. Cada vez mais a tecnologia avança e rompe barreiras que nem imaginávamos ser rompidas . Os hackers são um bom exemplo de que podemos perder contas bancárias. Alguém pode se passar por você (a dita falsidade ideológica). Pode causar a perda de sua reputação com simples palavras ou fotos obscenas e de baixo calão. A questão é que as pessoas poderiam se conscientizar , deixar o seu próximo com sua privacidade, porque cada um tem o direito de querer ou não se mostrar em sites e blogs. Se uma determinada pessoa não tem isso, é porque ela prefere ficar no  seu "mundinho", sem ser incomodado com um "cutucou você" do facebook. Esta pessoa não quer que sua barreira seja ultrapassada. Apenas não quer alguém invada  sua privacidade. Todos  devem ser respeitados em qualquer lugar, independentemente se form na vida real ou virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário